quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Inteligência emocional, marketing pessoal e aprendizado contínuo - Um breve relato sobre pessoas em busca de emprego. - Posted by Luciano Conceição

Semanalmente realizo um trabalho voluntário, em Salvador, capital da Bahia. Tenho a incumbência de ser o palestrante da oficina sobre “Postura profissional”. Confesso que me sinto bem realizando essa atividade, pois tenho consciência que encontrei uma maneira de contribuir para construção de uma sociedade melhor.

A grande maioria dos participantes da oficina é oriunda da rede pública de ensino – assim como eu. As pessoas que comparecem estão buscando a primeira ou uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Nesses encontros discorro sobre temas como: inteligência emocional, marketing pessoal e sobre a relevância do aprendizado contínuo.

Entendo que o aprendizado é uma via de mão dupla, por isso, solicito que todos participem. A cada semana procuro ouvir atentamente e aprender um pouco mais. Segundo César Romão, quando não estamos preparados para aprender, não estamos preparados para viver.

Após cumprimentar os presentes começo a atividade com as seguintes provocações:

·        Quem está em busca do primeiro emprego?
·        Quem é oriundo da escola pública?
·        Quem realizou a prova do ENEM?
·        Quem está cursando faculdade? Pública ou privada?
·        Quem acessa internet de casa?
·        Quem participa de alguma rede social na internet?


Arrisco dizer que mais de 80% - apesar de não ter tabulado os dados - dos participantes são oriundos da rede pública de ensino, mas infelizmente a maioria deles não realizou a prova do ENEM. Cerca de 5% dos presentes estão cursando nível superior. Quase sempre quem afirma estar cursando nível superior é aluno de instituição de ensino privada e obteve bolsa por meio do Prouni.

Infelizmente os que têm acesso a internet em casa são uma pequena parte. Algumas pessoas não têm conta de e-mail, outras nunca ouviram falar das redes sociais da internet como MSN, Orkut, Facebook, Linkedin, etc.

Discorremos sobre inteligência emocional com o intuito de ressaltar a relevância da auto-estima e do controle das emoções. Nesse momento lembro aos presentes a importância de não desperdiçar oportunidades como realizar a prova do ENEM. Alguns relatam que não tentam fazer a prova porque sabem que não vão conseguir, outros afirmam que não tentam porque acreditam que o exame é fraudulento. Então faço uma nova provocação:

·        Se você não acreditar que é capaz quem irá acreditar?

As pessoas quando estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho costumam utilizar clichês, fazem afirmações como: sou proativo(a), sou dinâmico(a), sou determinado(a), só preciso de uma oportunidade. Mas como alguém com esse perfil não realiza a prova do ENEM para ampliar as possibilidades de ingressar no nível superior? Vale ressaltar que para os alunos oriundos da rede pública de ensino a inscrição é GRATUITA.

Quanto ao tema marketing pessoal discorremos sobre a importância de cuidar da aparência, do vocabulário e do relacionamento interpessoal. Saliento a importância do "por favor", do "bom dia", do "obrigado(a)"  entre outras palavras indispensáveis para boa convivência. Também falamos sobre a relevância de selecionar as fotos que são disponibilizadas nas redes sociais como Orkut e Facebook. Assim como devemos zelar pelo que escrevemos e  o mesmo zelo se aplica as mensagens que recebemos nesses ambientes. Algumas das provocações sobre o tema marketing pessoal são as seguintes:

·     Como vocês compram frutas? Escolhem ou pegam aleatoriamente? – o objetivo é esclarecer a importância de cuidar da aparência.
·    Quem já conseguiu emprego por indicação de um amigo, ou já perdeu uma oportunidade por falta de um QI (quem indique)? – o objetivo é esclarecer a importância do relacionamento interpessoal.

Quando abordamos a importância do aprendizado contínuo, já conversamos sobre inteligência emocional e marketing pessoal, por isso, aproveito o ensejo para afirmar que não adianta reclamar que estudou em escola pública e não teve uma boa educação, pois ainda há tempo de mudar essa situação, não é fácil, requer dedicação. A internet quando utilizada com bom senso, torna-se um ferramenta eficiente e eficaz para adquirir conhecimento.

É verdade que uma pequena parte dos presentes afirma ter acesso a internet em casa, mas em alguns bairros os centros sociais urbanos disponibilizam acesso gratuito a internet. Quem tiver essa oportunidade, deve aproveitar para ler jornais, revistas e realizar inscrições em cursos gratuitos. Segue abaixo algumas dicas:


Faço questão de afirmar que a oficina sobre postura profissional não é a panacéia e que não há uma receita pronta para conseguir um emprego. Assevero que é imprescindível que cada um trace a sua estratégia para alcançar o seu objetivo.

Sempre que possível o candidato deve buscar obter informações sobre a empresa que disponibilizou a vaga de emprego que ele pretende ocupar. Saber quais são os produtos e clientes da empresa, buscar informações sobre o mercado que ela atua - isso pode ser um diferencial no processo seletivo. Dessa forma é possível pensar com antecedência como poderá contribuir para que a empresa alcance os seus objetivos. Assim como traçar seus objetivos pessoais a curto, médio e longo prazos.

Com o prof. Renato Ribeiro aprendi substituir a palavra desempregado por “temporariamente fora do mercado de trabalho” – Há quem diga que é puro eufemismo, mas entendo que é uma maneira inteligente de encarar a situação e exercitar a auto-estima. A palavra temporariamente nos remete a mudança iminente. Também aprendi a importância de treinar para alcançar os objetivos. Isso mesmo, o Rogério Ceni – goleiro que marcou mais de 100 gols - treina faltas e pênaltis, o que certamente contribuiu para torná-lo um profissional diferenciado. Se quer obter êxito em um processo seletivo, treine, treine bastante.

·        Treine a sua leitura;
·        Treine escrever uma redação que discorra sobre seus objetivos de curto, médio e longo prazos;
·        Treine listar seus pontos fortes e fracos;
·        Treine falar em público.

É importante ter cautela e bom senso antes de perguntar a alguém que está “temporariamente fora do mercado de trabalho” se já conseguiu um emprego, pois nem todos estão preparados para esse questionamento. Durante a oficina algumas pessoas relatam que ao ouvir essa pergunta elas mentem, dizem que estão de férias ou montando o seu próprio negócio. Por isso, o tema inteligência emocional é muito relevante.

Para elucidar o conceito de empatia – capacidade de conseguir se colocar no lugar do outro - lanço para turma a mesma provocação que ouvi do prof. José Hamilton Sampaio, quando eu estava cursando a graduação em Administração.

·   Você dormiria tranquilo(a) sabendo que o médico que irá realizar a cirurgia em seu ente querido – pai, mãe, filho(a)  - se dedica a medicina da mesma forma que você tem se dedicado aos estudos?
·    Você compraria um imóvel sabendo que o engenheiro responsável se dedicou a sua graduação da mesma forma que você se empenhou durante a sua vida escolar?

A provocação tem como objetivo despertar a criticidade das pessoas e fazer com que elas entendam o quanto é difícil, mas é muito importante se colocar no lugar do outro. Devemos assumir a mesma responsabilidade que desejamos que os médicos tenham, ou seja, todos os profissionais devem se dedicar e realizar suas atividades de forma responsável.

Aproveito o ensejo para lembrar que empatia é lembrar que quem está “temporariamente fora do mercado de trabalho” continua a ter desejos e necessidades como qualquer ser humano. Portanto, essas pessoas também têm direito ao lazer – praia, cinema, estádio de futebol, etc. -, por isso, reflita antes de criticá-las.

Encerramos a oficina exibindo um vídeo em que o jovem John Lennon da Silva participa de um processo seletivo do programa “Se Ela Dança Eu Danço”. Afirmo para os presentes que quando surge uma oportunidade devemos estar seguros e determinados como o John Lennon da Silva. Reforço a importância de cuidar da aparência e da auto-estima, pois em processos seletivos a primeira impressão pode ser decisiva. O talentoso jovem poderia ter sido eliminado, por conta das suas vestimentas. Também poderia desistir mediante os comentários jocosos sobre o seu nome – o que não ocorreu, pois ele demonstrou ser inteligente emocionalmente

Por favor, assista o vídeo!

Decerto não adianta sair todos os dias em busca de emprego. Afinal de contas as vagas não são disponibilizadas todos os dias! É importante saber utilizar o tempo para estudar e aprimorar os conhecimentos. Dessa forma é possível substituir os olhares de desdém, por queixos caídos e olhos arregalados de admiração, assim como ocorreu com o brasileiro Jonh Lenon da Silva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como a cultura organizacional afeta seu crescimento profissional

Como a cultura da empresa afeta seu crescimento profissional? "Cada empresa está baseada em um tipo de cultura organizacional e...