domingo, 1 de janeiro de 2012

Comece o ano com otimismo - Renata Del Vecchio Especial para O Vale

Sílvia Regina
Marcelo Caltabiano/O VALE
Seja mais Positivo em 2012. Você sabia que pensamentos e palavras influenciam nosso comportamento?
Renata Del Vecchio
Especial para O Vale

Ano Novo, afirmações novas. É tempo de se concentrar nos objetivos e colocar todas as boas circunstâncias a seu favor. Não sabe por onde começar? É simples! Basta fazer sua mente compreender que você é capaz de conquistar qualquer sonho. 
Não posso, não consigo ou será que vai dar certo, são algumas das afirmações que arruinam qualquer plano. Como o ser humano tem a tendência de se apegar ao negativo, a estratégia para fazer diferente em 2012 é focar no otimismo. 
Mas de onde será que vem tanta lamentação? Para Mauricio Cabral, coach e master Practitioner em PNL, as afirmações negativas aparecem simplesmente porque os objetivos não costumam ser bem especificados. O resultado é o encontro da frustração no meio do caminho e as indesejáveis frases do tipo " isso só acontece comigo."
"Quer um emprego novo? Então, trace estratégias, tenha em mente a imagem clara deste objetivo e estabeleça prazos. Quando você pratica afirmações negativas cria para o cérebro a imagem daquilo que não quer alcançar", diz o especialista. 

Armadilha.A insistência em pensar e dizer frases negativas é algo tão enraizado, que geralmente a maioria das pessoas só sabe dizer aquilo que não quer: “Não quero um namorado infiel”, “Não quero ganhar pouco”, “Não quero engordar” e por aí vai. Talvez isso seja tão comum por desconhecerem que o inconsciente simplesmente abomina o advérbio "não" das frases. 
"As pessoas preferem acreditar em coisas esotéricas, ao invés de entender que praticar afirmações positivas é um processo real e eficaz. Quando seu inconsciente trabalha a favor daquilo que você deseja, os objetivos chegam mais rápido", explica Maurício. 

Otimismo em pessoa. Se espelhar em exemplos de vitória também fortalece o otimismo. A cirurgiã-dentista Silva Regina Mesquita, 43 anos, de São José dos Campos, é uma boa prova de que acreditar no seu próprio potencial e evidenciar isso com afirmações positivas, torna possível o que parecia ser impossível. 
Apesar das dificuldades que enfrentou ao lado da mãe, Silvia confessa que cresceu ouvindo afirmações positivas. Adepta dos romances "Pollyana" e "Pollyana Moça", ela sempre buscou olhar o lado bom das dificuldades, tendo consciência de que o sofrimento traz crescimento humano. 
"Estudei em escola pública. Realizar o sonho de se tornar dentista, fazendo magistério, parecia uma utopia. Consegui me formar, sou especialista em implantes, tenho meu consultório e apesar das dificuldades, venci porque sempre acreditei que é a mente quem comanda tudo nessa vida", afirma Silvia Mesquita. 
Dona de um senhor sorriso, sua porta de entrada é sem dúvida o otimismo. A dentista que se identifica muito com a história de vida de Marie Curie, cientista polonesa laureada duas vezes com o Prêmio Nobel, relembra que sua mãe nunca duvidou do potencial dos filhos e frequentemente dizia: você é capaz.
"Esse sentimento cresceu dentro de mim. Expressões como não consigo ou não vai dar certo, não têm espaço na minha vida. Estou construindo o meu castelo da felicidade. Posso errar, cair e chorar, mas me levanto porque tenho convicção que tudo sempre dá certo. Não existe escalada impossível. O que faz um sonho se realizar é a determinação."

Prática.Se você se inspirou em traçar novas metas, comece revendo os objetivos que não concretizou nos anos anteriores e descubra quais motivos lhe impediram. Estabeleça novos ideais e junto com a lista de desejos, determine prazos. Vá em busca das suas estratégias e lembre-se de praticar afirmações positivas. 
Policiar a sua postura mental no decorrer dos dias é essencial para alavancar as mudanças. Mesmo sabendo da dificuldade que é se tornar alguém otimista 365 dias por ano, tenha consciência de que os desafios aparecerão e o que fará a diferença é sua coragem de perseverar. Nessa hora, ter re-educado suas palavras, pensamentos e ações, conta muito. 
"Eu posso, eu consigo ou eu faço, são exemplos de expressões que fortalecem nossas crenças de que somos realmente capazes. Alimentar a mente de maneira positiva, transcende qualquer limite", afirma Mauricio Cabral. 

Mude suas afirmações

Certo - Vou eliminar o excesso de peso a
Errado - Não consigo emagrecer
Certo - Atraio diariamente meus desejos
Errado - Nunca consigo o que quero
Certo - Vou transformar minha realidade financeira
Errado - Não quero ter dificuldade financeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como a cultura organizacional afeta seu crescimento profissional

Como a cultura da empresa afeta seu crescimento profissional? "Cada empresa está baseada em um tipo de cultura organizacional e...