quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O profissional é a própria empresa por Leila Navarro,

Leila Navarro, destacada palestrante e autora de livros motivacionais, diz que a tendência é o autoemprego e destaca as profissões do futuro

O mercado de trabalho expande-se de maneira significativa no Brasil de hoje. Paralelamente, novas carreiras surgem, assim como novos conceitos de satisfação pessoal. Com a velocidade das mudanças, as pessoas descobriram que podem construir carreira em outras áreas diferentes da profissão que sempre exerceram, o que pode ser bastante benéfico para o mercado e para as pessoas na nova sociedade que surge. 

“Tornou-se comum ver profissionais de Engenharia, por exemplo, trabalhando com Administração e Economia. Médicos atuando como gestores ambientais, e assim por diante. Ao escolher uma profissão, é importante ter consciência de que a escolha pode ser apenas um passo e não a determinação de uma carreira”, diz a palestrante e escritora motivacional Leila Navarro, descrevendo o panorama atual.  
No momento em que se opta por uma carreira, a pessoa pode escolher a que esteja na moda, ou outra pela qual realmente esteja interessado. Leila comenta que se houver possibilidade de unir as duas coisas, melhor. É arriscado optar pelo que está na moda, sem considerar o que gera satisfação pessoal ou algo que se possa desenvolver de forma autônoma.
“Moda passa muito rapidamente. É preciso rever o conceito do que é carreira promissora. Muitos profissionais entendem que uma ocupação estável em uma grande empresa, carteira registrada, férias, décimo terceiro salário etc se enquadram no aspecto promissor. Mas, o perfil do mercado mudou e a tendência para o autoemprego é uma realidade hoje”, continua a palestrante.
Em seu livro O autoemprego é a sua carta na manga, a autora explica que esse conceito – que se refere a quem exerce a profissão por conta própria – transforma a expertise (domínio de determinado assunto) em um produto oferecido a empresas ou diretamente ao mercado. Uma carreira promissora não precisa necessariamente estar ligada a uma empresa. O profissional é a própria empresa.
Feeling
“Se por um lado o profissional que investiu em um curso superior tem condições para disputar cargos de chefia e ganhar mais, por outro, os técnicos vêm sendo mais cobiçados no mercado. Também a sensibilidade para perceber a necessidade do mercado e levar em consideração as suas próprias aptidões e habilidades é um requisito extremamente importante para se dar bem na carreira”, observa Leila.
A autora comenta que fazer um curso a distância é um excelente recurso. Com a EaD (Educação a Distância), muita gente passou a ter condições de conciliar agenda de compromissos com o curso de seu interesse, considerando que nesta modalidade é possível estudar nas horas mais convenientes, sem precisar sair de casa, em qualquer lugar, e fazendo as provas no momento escolhido, aquele em que o estudante sente-se preparado.
Novos ofícios
O mercado está expandindo as possibilidades de trabalho e o ideal é optar por uma área que tenha a ver com o seu jeito de ser e viver. Novos cursos têm surgido com o propósito de atender demandas do mercado, da sociedade e do planeta. Por isso, é importante ficar muito atento. “Uma das minhas paixões é ficar antenada com as transformações e mudanças sociais no mundo. Fico admirada como as alternativas para escolhas profissionais têm se expandido. Considerar que profissões tradicionais são mais seguras é um grande erro”, afirma Leila.
As profissões do futuro estão relacionadas às novas necessidades dos seres humanos e à sustentabilidade dos recursos naturais do planeta. A palestrante indica algumas carreiras que devem fazer parte desse universo. Confira:
  • Lixologia – a gestão de resíduos que dará uma nova funcionalidade ao lixo.
  • Agroecologia – para amenizar os impactos ambientais causados pelas atividades rurais.
  • Gerontologia – atividades voltada para a qualidade de vida na terceira idade.
  • Engenharia da Energia – atua com o desenvolvimento de sistemas eficazes e cada vez mais ambientalmente corretos de geração de energia.
  • Ciências Atuariais – análise de riscos e cálculos gerais relacionados a grandes investimentos.
  • Tecnólogo em Gestão de Negócios em Surf  – profissional que gosta do esporte e tenha conhecimentos de Administração, Economia, Comunicação e Marketing para gerenciar os negócios na área.
  • Manutenção de aeronaves
  • Engenharia de Aquicultura – Aquicultura significa cultivo de alimentos oriundos da água (peixes, rãs, ostras, crustáceos etc.). O engenheiro da área cuida desde a produção passando pela engorda, pelo processamento até a distribuição do produto final para o consumidor.
Leila Navarro é palestrante motivacional no Brasil e no Exterior. Autora de 13 livros, entre os quais, Talento para ser feliz; Confiança, o diferencial do líder; Confiança: a chave para o sucesso pessoal e empresarial; e Talento à prova de crise. Saiba mais em www.leilanavarro.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como a cultura organizacional afeta seu crescimento profissional

Como a cultura da empresa afeta seu crescimento profissional? "Cada empresa está baseada em um tipo de cultura organizacional e...