domingo, 2 de janeiro de 2011

O SENTIDO DA VIDA - por Maria Izolda

 O que é a vida afinal? Que caminhada é essa que temos de percorrer alguns de uma maneira e outros de outra. Alguns caminham tranqüilos sem problemas aparentes, mas outros nascem com dificuldades quase incapazes de sobreviver. Milhares de pessoas se debatem e lutam sofrendo em busca de melhores oportunidades. Alguns ficam desesperados e outros adquirem coragem para busca da sonhada solução.

Todo ser humano sonha com a felicidade, com o amor, com a fraternidade, com uma vida plena de saúde e gozando das maravilhas que Deus colocou na face do nosso planeta Terra. O dia a dia com amor e compreensão, observar a brisa suave, os lindos verdes campos, os riachos de água cristalina, os pássaros cantantes, as árvores cobertas de flores e frutos saborosos, os mares num vai e vem de ondas sem fim.

Como tudo seria maravilhoso se fossemos seres perfeitos, mas infelizmente somos imperfeitos que trazemos na nossa bagagem tantos pensamentos negativos, mágoas, rancores e erros de vidas mal vividas. Que fazer meu Deus com nossa imperfeição, com nossas dores e preocupações que carregamos sem saber o motivo de tudo isso, e nos debatemos, nos sofremos, nos ferimos incapazes de saber resolver os nossos problemas, de forma que pouco a pouco acumulamos tudo em nosso corpo físico, companheiro de nossa evolução. Quando nos deparemos com a realidade estamos feridos profundamente e nos perguntamos. Deus o que fazer? Será que valeu tudo que fiz na vida? Como é difícil saber viver e perceber os nossos limites. Afinal o que realmente devemos fazer? O que é o certo ou o que é o errado?

Precisamos sempre evoluir e aprender através da vida muitas vezes com sofrimento. Entender que nosso objetivo principal é não ver o que se encontra vagamente a distância, mas fazer o que se acha claramente ao nosso alcance.

O desperdício de energia, a miséria mental, a ansiedade nervosa seguem os passos dos homens que se sentem angustiados quando ao futuro. Devemos esquecer o passado, viver o presente e o futuro cabe a Deus decidir.

Jesus já dizia o pão nosso de cada dia daí-nos hoje. Não andeis inquietos pelo que pode ou que vai acontecer amanhã, senão não viverás o dia de hoje. Perderás a oportunidade de usufruir os bons momentos que estás passando agora.

Existem milhares de pessoas atacadas de distúrbios mentais e nervosos que caíram sob o fardo dos dias passados e dos terríveis amanhãs. Nossa vida é como se fosse uma ampulheta, na qual passa um grão de areia de cada vez. Senão rompemos a nossa estrutura física e mental. Cada dia constitui uma vida nova para o homem que sabe viver. Não poderei nunca viver mais de um dia de por vez, portanto tenhamos calma para um novo amanhã.

É estranha a pequena passagem de nossa vida. Se olharmos para trás o caminho já percorrido de certo modo vemos o que se perdeu. Infelizmente aprendemos muito tarde.

A vida é para ser vivida intensamente a cada instante. A vida é uma incerteza ou uma transformação incessante, na qual a única certeza é o dia de hoje. O dia de ontem não é senão um sonho e amanhã somente uma visão. O hoje bem vivido transforma os dias de ontem num sonho de ventura e o dia de amanhã numa visão de esperança.

As preocupações não nos conduzem a parte alguma e nos priva de sermos felizes no dia de hoje. A aceitação do que acontece é o primeiro passo para vencer as conseqüências de qualquer infortúnio. A verdadeira paz advém da aceitação do problema quando acontece algo pior, pois é quando psicologicamente liberamos energias vitais para tentar a sobrevivência.

O medo causa a preocupação e nos leva a contrair doenças mentais e em nosso corpo físico. Logo não adianta conquistar o mundo caso perdermos a nossa saúde.

Até hoje a ciência médica foi incapaz de sanar as misérias físicas e mentais causadas pelas emoções, tais como preocupações, medo, ódio, frustração, egoísmo e desespero. Tudo isso é o mal da humanidade. O mundo áspero e real torna o ser humano ansioso e perturbado. As circunstâncias por si sós não nos tornam felizes ou infelizes. É a maneira como reagimos ante os fatos que determina os nossos sentimentos.

Jesus disse que o reino do céu esta dentro de cada um de nós. Todos nós podemos suportar as tragédias e triunfar sobre tudo isso, caso tivermos a necessidade de fazer. Talvez pensemos que é impossível, mas a verdade que todos possuímos recursos internos surpreendentemente poderosos, na qual podemos enfrentar todos os obstáculos a nossa frente. Somos mais fortes que imaginamos ou julgamos. Não mudaremos o inevitável, mas podemos mudar para aceitar o que não pode ser mudado. Quando deixamos de lutar contra o inevitável libertamos uma energia que nos permite criar uma vida mais rica.

A vida é tão boa e bela! Precisamos saber viver. Nossos pensamentos são sementes que ao caírem na terra irão germinar. Tudo aquilo que plantares, um dia iremos colher. Se plantares boas sementes a colheita será farta e com a benção de Deus colherás muitos frutos.

Saúde, amor, alegria e paz.



Maria Izolda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como a cultura organizacional afeta seu crescimento profissional

Como a cultura da empresa afeta seu crescimento profissional? "Cada empresa está baseada em um tipo de cultura organizacional e...