sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A alegria do Senhor é a nossa força! - por pe. Luis Fernando

Todos querem ser felizes. Se perguntarmos às pessoas qual a primeira ambição na vida, a maioria dirá: “Simplesmente quero ser feliz”. Ser feliz é assunto sério. Quero dizer, trabalhamos para isso. Temos a idéia de que devemos ser alegres o tempo todo. Devo agir com alegria, conversar com alegria, ter cheiro de alegria. Certamente, devo parecer feliz, e, se não sou feliz, devo fazer de conta. Coloque uma máscara, e lembre-se de que deve estar se divertindo muito.

Parecer ser feliz o tempo todo gera estresse. Vejo uma porção de pessoas fingindo alegria em vez de vivê-la na realidade. O fato é que não recebemos uma “nota 10”, perfeita todos os dias. Nem tudo funciona de acordo com o que planejamos. Alguns dias são desastrosos. Sejamos honestos, é fácil ser feliz quando tudo dá certo. Mas e o resto da vida? Somos felizes apenas quando tudo dá certo? Nesse caso, você será infeliz a maior parte de sua vida. Como podemos permanecer positivos em um mundo negativo? Como podemos permanecer otimistas quando tudo está desmoronando? É aí que a alegria entra. O texto bíblico de hoje declara: “O deserto se alegrará, e crescerão flores nas terras secas, cheio de flores, o deserto cantará de alegria.” (versículos 1-2). E, em Filipenses 4,4, Paulo nos lembra: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!”

A alegria é diferente, é mais profunda. A alegria é uma atitude, uma opção. Essa é a verdade bíblica destes textos. Você pode escolher, apesar das circunstâncias, alegrar-se. Quando optamos pela alegria, a vida será grandemente intensificada. Como cristãos, podemos ser as pessoas mais positivas do mundo. Por quê? A Palavra de Deus nos apresenta três motivos:

1- Esperamos em Deus: “Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui.” (versículo 4a). Diz-se que uma pessoa pode viver quarenta dias sem alimento, três dias sem água, oito minutos sem ar, mas nem um minuto sem esperança. Precisamos de esperança! Para o cristão, nenhuma situação é completamente desesperadora. Podemos nos alegrar porque nos alegramos na esperança. Em Romanos 12,12, Paulo nos lembra: “Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres”. Paulo está falando de nossa esperança em Cristo. A esperança que temos em Cristo é o primeiro motivo pelo qual podemos nos alegrar, mesmo nas situações difíceis: “Ele vem para nos salvar”.(versículo 4b).

2- Confiamos em Deus: “Aqueles a quem o SENHOR salvar voltarão para casa, voltarão cantando para Jerusalém e ali viverão felizes para sempre. A alegria e a felicidade os acompanharão, e não haverá mais tristeza nem choro”(versículo 10). A seguir, podemos nos alegrar por que Deus tem um propósito em cada situação. Romanos 5,3 diz: “ e também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência…” A palavra grega traduzida aqui por “tribulação” significa sofrimento e se refere a qualquer coisa que nos pressione. Muitas pessoas têm a idéia errada de que, quando acabam os problemas, serão felizes. Alegria é aprender a desfrutar a vida apesar dos problemas. Não é ausência de sofrimento, mas presença de Deus. Por isso, Paulo diz que nos regozijemos no sofrimento. Deus está sempre conosco e de tudo ele tira um bem para nós.

3- Estamos com Deus: “…pois o nosso Deus está aqui…” (versículo 4a). Podemos nos alegrar, não importam as circunstâncias, porque Deus está sempre com aqueles que creem Nele, onde quer que estejamos, ou seja, o que for que estejamos enfrentando. Como cristãos, fomos reconciliados com Deus por meio de Jesus Cristo. Tornamo-nos amigos de Deus, e essa amizade vai durar para sempre!

Reserve alguns minutos agora mesmo para meditar em Isaías 43,2 “Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão”.

Talvez você precise desse versículo esta semana. Ele está dizendo que se você crer, Deus está com você e nada pode fazê-lo submergir. Nada pode destruí-lo. O diabo não pode (ele não tem poder suficiente). Outras pessoas não podem, e Deus não vai fazê-lo. Nada pode fazê-lo submergir! Não importa o que você tenha de suportar na vida; você nunca passará por isso sozinho. Esse é o motivo para alegrar-se.

Conclusão: Os cristãos podem ser otimistas e positivos até mesmo em uma situação perturbadora e negativa, porque sabem que Deus tem um propósito para permitir aquela situação. Por isso, temos a esperança que Ele está conosco. Temos uma perspectiva que os não-cristãos não têm. E a nossa perspectiva sempre determina como reagimos diante dos acontecimentos que nos cercam.

Perguntas

1) Você se considera uma pessoa alegre?

2) Você acredita que, mesmo nas dificuldades, pode ser alegre?


Que Deus o(a) abençoe!



Observação: As citações bíblicas usadas neste texto de reflexão foram extraídas da Bíblia Sagrada – Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Editora Paulinas. As numerações dos Salmos podem variar de acordo com a tradução da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como a cultura organizacional afeta seu crescimento profissional

Como a cultura da empresa afeta seu crescimento profissional? "Cada empresa está baseada em um tipo de cultura organizacional e...