sábado, 18 de setembro de 2010

Sonhos e Felicidade - por Gilberto Caebggi

Toda jornada que empreendemos começa no impulso de sair em busca de nossos sonhos. É a vontade de realizar nossos desejos mais íntimos que dá sentido à nossa vida e nos faz mover-nos para além das situações que não nos satisfazem.

Porém, há um engano muito comum que as pessoas cometem e com relação ao qual precisamos estar alertas. É preciso muito cuidado antes de lançar-se em busca de um sonho, pois é fundamental ter certeza de que o sonho que queremos realizar é mesmo nosso e não de outras pessoas.

É muito mais comum do que se imagina o fato de pessoas tentarem realizar o sonho de outras pessoas, pensando que são seus. Exemplos bem claros disso podem ser encontrados entre os diversos profissionais frustrados que andam pelo mundo, exercendo atividades que seus pais sonharam para eles. Gente que cresceu, estudou e se formou para atender às expectativas dos outros e hoje amarga uma carreira pobre, de profissional medíocre. Mas o campo profissional é apenas aquele em que essa situação de inadequação nos fica mais evidente. Na verdade, em todas as áreas de nossa vida podemos ter construído realidades baseadas na nossa tentativa de atender às expectativas dos outros.

Portanto, tenha claro aquilo que você realmente quer – seja no campo físico, mental, espiritual, profissional, familiar, seja sob que aspecto for. Procure sempre responder para si mesmo se você está trabalhando para a realização de seus próprios sonhos, ou para realizar os sonhos de seus pais, filhos, esposa, marido, do seu chefe, ou de quem quer que seja. Esse é o primeiro passo para tomar direções que realmente o levem a consolidar os seus desejos e metas de vida.

Depois, definido que os sonhos são realmente seus, siga em frente, mas mantendo sempre os pés no chão. Procure não dar passos maiores que os que suas pernas permitem e nem viva no mundo da lua, sem contato nenhum com a realidade. Sonhar é bom e necessário, mas não dá para construir castelos sem alicerces sólidos.

Finalmente, é certo que você conquistará os seus sonhos. E então, passará a viver feliz para sempre, certo? Errado. Ninguém aqui está falando de viver um conto de fadas. Estamos falando da vida real, em que a felicidade, mais do que um objetivo a ser atingido, é parte da jornada. Ter trabalhado muito para atingir suas metas não significa que a felicidade conquistada jamais o abandonará. Não existe aquela condição de “viveram felizes para sempre”, ou tiveram “um final de história eternamente feliz”.

A vida é transformação e a felicidade é dinâmica. Felicidade não é algo estático, que se conquista uma vez e se tem para sempre. Estamos em constante evolução e o que nos satisfaz hoje não necessariamente nos satisfará amanhã. Por isso precisamos sempre voltar para a estrada e, mais uma vez, fazer da nossa vida o palco de novas buscas.

A felicidade precisa ser conquistada, construída, a cada dia. Esse é o verdadeiro significado daquilo que se pode chamar de “felicidade eterna” – feliz um dia após o outro, mas um dia de cada vez.

Ou seja, viva a felicidade de cada dia no próprio dia. E tenha sempre sonhos pelos quais lutar. Só assim é possível crescer e, crescendo, ser feliz.


Gilberto Caebggi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como a cultura organizacional afeta seu crescimento profissional

Como a cultura da empresa afeta seu crescimento profissional? "Cada empresa está baseada em um tipo de cultura organizacional e...