quarta-feira, 6 de agosto de 2014

VOCÊ SÓ COMEÇA A VIVER "DE VERDADE" QUANDO SABE QUEM E O QUE É - Mike George,

No trecho abaixo, o autor do título e editor-chefe da revista Heart and Soul, Mike George, ensina como conhecer a si mesmo e gerenciar a sua vida com satisfação.






Quem é você? O que é você? Você é o que faz, conforme o nome do seu cargo? Você é o lugar de onde vem, conforme definido na nacionalidade? Se nascer em um estábulo, isso fará de você um cavalo? Você é o que as pessoas chamam, conforme definido por seu nome? Você é o que acredita, conforme o que chama de fé? Se você não é nenhuma dessas coisas - e não é mesmo -, o que é então? Quem é você? Não sobrou nada. Do que devemos chamá-lo então? De nada? Coisa alguma é melhor. Mas e depois? Percepção? Consciência? Alma? Espírito? Ou esses são apenas rótulos? Você consegue ir além de todos os rótulos e ser apenas você mesmo? Você. Individual. Ciente. Consciente. Livre. Um eu autoconsciente. É isso que você é. Difícil é convencer o funcionário da imigração!

A linguagem comum no mundo é a linguagem dos rótulos. E, apesar de os rótulos em uma caixa, ou as etiquetas costuradas em uma roupa, não serem o produto que descrevem, nós nos acostumamos a confundir os dois. Pensamos que somos o que diz o rótulo. E quando o rótulo é ameaçado ou muda de lugar ficamos perturbados. Achamos difícil ver a ilusão e perceber que a verdade é que não somos o que diz o rótulo. Alguns são capazes de morrer por aquele rótulo, alguns chegam a matar por ele. Não somos nossa nacionalidade, gênero, raça ou religião. Mas somos ensinados a achar que somos, e isso é extremamente pouco iluminado. Também faz da vida uma jornada extremamente dolorosa.

Não espanta que os que vivem ao nosso redor muitas vezes nos conheçam melhor do que nós mesmos. Ninguém nos ensina o valor de se conhecer bem. Como já disse o filósofo grego Sócrates, "a vida não examinada não vale a pena ser vivida" - o que significa que o eu interior raramente é plenamente conhecido. Conhecer-se a si mesmo é estar ciente da sua verdadeira identidade (espírito), real natureza (paz) e autêntico propósito (criar, dar e receber). Quando experimentar e conhecer isso, começará a entender de onde vêm emoções como raiva e depressão, dor e desconforto, vazio e ganância.Você tem de saber como e por que estes sentimentos surgem na sua personalidade, ou então a infelicidade o visitará com freqüência, prevalecerá uma ausência de significado e você sentirá que a vida não tem valor.

Pergunte-se quem e o que é, e por que está aqui. Depois se dê o presente da paciência, ouça novamente sua intuição e tudo ficará claro. Se necessário, elimine todas as coisas que você não é, que são os rótulos mencionados antes, e verifique o que sobrou. Algumas pessoas dizem que quando você faz isso, perde a identidade. Não perde. Você já perdeu a identidade nos vários rótulos e compartimentos que aprendeu erradamente a usar para descrever-se a si mesmo. Quando deixa para trás todas essas falsas identidades, começa a recuperar a consciência de seu verdadeiro eu. Esta consciência é muito mais uma experiência do que uma idéia, e por isso mesmo a meditação é a melhor forma de alcançá-la.

Se não o fizer, se não se dispuser conscientemente a experimentar quem você realmente é por trás de todos os rótulos e identidades falsas e transitórias (cargo, nacionalidade, crença etc.), poderá simplesmente repetir o mais freqüente padrão de vida humana hoje em dia, no qual quase todo ser humano nasce, vive e morre sem jamais se conhecer.

Lembre-se, a forma como você se vê influencia totalmente a forma como você vê o mundo, o que pensa sobre o mundo e, conseqüentemente, o que dá para o mundo. E o que você dá para o mundo é o que recebe de volta dele.Mas você já sabe disso, certo?

É por isso que identidade é destino.

Caça ao tesouro

Para muitas pessoas, conhecer-se a si mesmo é uma idéia esquisita. É algo tão alheio aos nossos sistemas de ensino que pode ser difícil distinguir sua relevância no dia-a-dia. Mas e se você descobrir, aos oitenta anos, que na verdade foi uma pessoa muito sábia e espirituosa, um ser dotado de percepção, iluminado? E quem disse que você não pode descobrir todas as suas latentes características interiores aos vinte anos? Auto-realização, autodescoberta, auto-entendimento e autocontrole são caminhos para a redescoberta da sua riqueza e sabedoria interiores. Não passe a vida toda fora de si mesmo. Passe algum tempo dentro de você e entenderá o verdadeiro sentido da "caça ao tesouro". Você já tem um mapa; é hora de começar a jornada.





http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u398465.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como a cultura organizacional afeta seu crescimento profissional

Como a cultura da empresa afeta seu crescimento profissional? "Cada empresa está baseada em um tipo de cultura organizacional e...