quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Trabalho: mal necessário ou sentido de realização? -


O que você sente quando chega domingo à noite? Uma sensação de “acabou-se o que era doce” ou o sentimento de que uma nova semana começará e terá a chance de vivenciar coisas novas?

Nossa cultura nos ensina desde cedo que trabalhar é uma espécie de castigo. Desde criança ouvimos que temos que estudar para termos a chance de sermos alguém na vida, conseguir um bom emprego e só assim podermos ter as coisas que queremos. Desde bem cedo nos acostumamos com a ideia de que o trabalho é um meio para se conseguir as coisas boas e que realmente valem a pena na vida. Uma espécie de penitencia a ser paga para colher o benefício depois.
Acontece que, quanto mais o tempo passa e as coisas evoluem, mais tempo passamos no trabalho, não só o tempo do dia a dia, mas os anos. Nossa expectativa de vida aumentou e com isso trabalhamos mais anos dos que nossos pais e avós trabalharam. Além disso, o trabalho passou a exigir muito mais de nós. Hoje precisamos buscar constantemente o conhecimento para termos a chance de nos mantermos competitivos no mercado. Temos que desenvolver competências, atingir metas, dar conta de diversas tarefas ao mesmo tempo, ter iniciativa, criatividade, capacidade de inovar e de conciliar diversas atribuições que demandam a nossa atenção etc.
É tanta coisa ao mesmo tempo que às vezes dá curto-circuito! Mas não adiantar fugir, essa é a realidade atual e precisamos nos adequar a ela.
Então, o trabalho passa a ocupar um papel  muito maior em nossas vidas. A maior parte de nosso tempo e durante os longos anos em que somos mais ativos e produtivos estamos comprometidos com o trabalho.  Ver o trabalho como um mal necessário, torna a nossa vida muito sem sentido, muito amarga. Ter a sensação de que o trabalho não passa de um meio de ganhar dinheiro para aí sim, poder fazer as coisas legais e que realmente dão prazer é simplificar e banalizar uma parte tão importante de nossa história.
Se o trabalho tem um papel muito importante e um espaço muito grande em nossas vidas, nada melhor do que torná-lo agradável. Mas como fazer isso?
Antes de qualquer coisa é preciso buscar ver as coisas com positividade.  Tudo na vida tem dois lados, o positivo e o negativo e existem pessoas que se esforçam para ver sempre as coisas pelo lado pior, enquanto que outras, procuram meios de ver o lado positivo de cada coisa. Quem pratica a positividade vive melhor, é mais feliz e menos ansioso. Na pior das hipóteses, uma experiência ruim pode nos ensinar alguma coisa, nos tornar mais experientes.
Depois disso, é possível ampliar nossa visão sobre o trabalho por meio de algumas atitudes:
- Busque algo que te dê prazer – aquela velha história de que trabalho deve ser penoso já era. Tente encontrar algo que realmente te faça feliz e realizado. Corra atrás dos seus sonhos. Se hoje você não está trabalhando naquilo que realmente gostaria, não desanime, planeje e prepare-se para que dentro de um determinado tempo possa fazer o que realmente gosta.
- Busque significado no que você faz – Procure entender o seu trabalho como parte de um sistema maior. O que você faz impacta em outras áreas e no resultado final do serviço/produto para o cliente. Entenda o seu papel. Não seja alienado. Pessoas alienadas são aquelas que fazem o que pedem sem sequer pensar sobre aquilo. Não procuram entender o porquê de determinada coisa ser feita daquela forma. Acredite! Você poderá contribuir muito mais se entender o real significado do seu trabalho.
- Aproveite todas as chances para aprender mais – Em  todos os momentos podemos aprender algo novo. O ambiente de trabalho é um lugar excelente para o aprendizado. Lá encontramos pessoas diferentes de nós, com competências, culturas, pontos de vistas diferentes dos nossos. É uma grande oportunidade para aprender e evoluir através da troca de experiências e conhecimentos. Aproveite a riqueza cultural e as experiências diversificadas que existem no seu ambiente de trabalho e tire proveito disso para o seu próprio desenvolvimento.
- Busque fazer melhor – Ter desafios dá um “plus” no trabalho. Se a empresa em que você trabalha não proporciona um ambiente desafiador, busque melhorar os processos internos em seu setor. Não é porque as coisas sempre foram feitas de uma forma, que devem permanecer assim. A busca pela melhoria além de trazer desafio e exercitar a criatividade, pode trazer diferencial ao seu desempenho e fazer com que você ganhe visibilidade.
Enfim, muito pode ser feito para que o trabalho represente algo positivo em sua vida e, quase tudo dependerá de uma mudança de atitude e ponto de vista de sua parte.
Comece hoje a fazer dessa missão tão importante em sua vida, algo que lhe traga prazer e realização.
“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” (Confúcio).

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Anjo - Roupa Nova


Se você vê estrelas demais
Lembre que um sonho não volta atrás
Chega perto e diz: "Anjo!"
Se você sente o corpo colar
Solte o seu medo bem devagar
Chega perto e diz: "Anjo!"
Bem mais perto diz: "Anjo!"
Se uma coisa louca sai do seu olhar
Fique em silêncio, deixe o amor entrar
Prá que tanta pressa de chegar?
Se eu sei o jeito e o lugar
Se eu sei o jeito e o lugar
Se você vê estrelas demais
Lembre que o sonho não volta atrás
Chega perto e diz: "Anjo!"
Se você sente o corpo colar
Solte o seu medo bem devagar
Chega perto e diz: "Anjo!"
Bem mais perto e diz: "Anjo!"
Se uma coisa louca sai do seu olhar
Fique em silêncio, deixe o amor entrar
Prá que tanta pressa de chegar?
Se eu sei o jeito e o lugar
Se eu sei o jeito e o lugar
Oh! Oh! Oh! Yeah!
Anjo! Anjo! Anjo!
Oh! Oh! Anjo!

Como a cultura organizacional afeta seu crescimento profissional

Como a cultura da empresa afeta seu crescimento profissional? "Cada empresa está baseada em um tipo de cultura organizacional e...