sábado, 31 de julho de 2010

Esperanza - Laura Pausini

Esperanza




informe o(s) compositor(es)

Lui che qui arrivò che ritornerà

E porterà un sogno porterà realtà

Cuore di un'oumo immenso

Che non sa se troverà

Quel coraggio quell'avventura.



Lui che qui arrivò e che resterà

Lui lungo il cammino forse incontrerà

Occhi che come i suoi



Chiedono di felicità

Ricercando la vita

Vita, vite e speranza

E sogno, sogno, sogni e speranza

Pace, pace, pace e speranza

Occhi che come i suoi



Chiedono di felicità

Ricercando la vita

Vita, vite e speranza

E sogno, sogno, sogni e speranza

Pace, pace, pace e speranza

Oh



Pace

Vita, sogni e speranza

Pace, pace

Lui che qui arrivò che tornerà

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A arte da convivencia familiar - por Pe. Rinaldo

convivência familiar!


Imagem de Destaque

A arte da convivência familiar!

Alguém único e irrepetível foi confiado a mim

Inspirado em algumas leituras e meditações feitas no dia a dia pastoral, passando por diversas comunidades, resolvi colocar em síntese algumas ideias, que vejo como importantes como reflexão para o enriquecimento da vida conjugal e familiar. Em primeiro lugar, é importante ter consciência de que o casamento é o encontro de duas pessoas que são diferentes, que se amam porque diferentes, e que permanecerão diferentes. Um se abre ao outro com suas diferenças, para enriquecer a vida e a história do outro.
Tem gente que passa a vida inteira querendo que o seu cônjuge seja como ele (a). Na convivência existem alguns pormenores que fazem a diferença. Existe um sinal inconfundível entre os que se amam de verdade: a dedicação de um ao outro. Alguém único e irrepetível foi confiado a mim. A esta pessoa devo dedicar minha vida, meus esforços, meu ser. Partilharemos um destino em comum, formaremos uma família, um tem de produzir vida no outro para que a plenitude da vida aconteça em seu lar. Existem atitudes que se tornam como que combustíveis do amor, alimentam-no e o fazem crescer. Estas se traduzem nas palavras, nos afetos e nas delicadezas. Um carinho a mais, uma atenção maior em determinados momentos, um gesto de delicadeza.
Tudo isso conta e muito! Já o inimigo principal do amor é o egoísmo. Uma pessoa centrada em si, individualista, que só pensa nos seus afazeres e satisfações, impossibilita a felicidade dos outros e, por tabela, se torna infeliz. Nossa vida é um chamado à comunhão e não ao isolamento. Fazer aos outros felizes é dever de todos.
Outras duas palavras que não poderão faltar na arte de amar são paciência e perdão!
A convivência humana exige isso.
Nós somos mistério para nós mesmos, como conhecer o outro sem restrições?
Surpreendemo-nos com nossos pensamentos e ações. Todos estamos em busca de um equilíbrio perfeito. Mas, isso não quer dizer que as imperfeições estejam superadas. A paciência é sinal de força e poder. Esperar diante de toda desesperança é sinal de sabedoria. Além disso, ser misericordioso é carregar em si o distintivo do discípulo de Cristo. Não perdoar é, como dizem por aí, "beber veneno achando que o outro é que vai morrer"! Como bem diz uma canção: "O lar é um lugar de se viver e dialogar".
Não tenho dúvida de que o casal é o lugar do Amor no mundo, e se é o lugar do Amor, é o lugar de Deus!
Precisamos honrar isso na prática de nossa vida, para a transformação de nossa história. Queridos casais, queridas famílias, estas palavras nascem do meu coração de pastor.
Desejo muito que o amor seja visto em cada lar de nossas paróquias.
Que Maria, Mãe do Divino Amor, interceda por nós!
Pe. Rinaldo R. Rezende é assessor diocesano da Pastoral Familiar e da Comissão Diocesana em Defesa da Vida.

Amor dói - Voce pode fazer sua história diferente - por Adriano Gonçalves PhN



Amar dói

Você pode fazer a sua história diferente

Amar dói. Se alguém disser que amar não dói precisa rever o conceito de amor. Mas, acredite: vale a pena amar; vale a pena arrancar um pedaço de nós para dar ao outro. O seu coração é maravilhoso, mesmo estando um pouco machucado, detonado, ele é lindo.
Abra a sua Bíblia agora no Evangelho de São Lucas, capítulo 19, versículos 1-10, você encontrará a leitura do encontro de Jesus com Zaqueu. Esse homem era cobrador de impostos; esta era uma profissão difícil. A riqueza desse homem vinha dos 'mensalões', do dinheiro do povo, ele 'passava a perna' em muita gente. Mas ele tinha um desejo muito grande de se encontrar com Jesus.

Mas o que tem a ver o Zaqueu comigo e com você? Você tem cara de cobrador de impostos? Pode até ser que não, mas você tem uma história, assim como ele. Aparentemente a vida dele não era bonita, mas aí é que entra o assunto do nosso artigo. Qual é a sua história? Você já teve vontade de fugir? De trocar de país?

A sua história, seja ela como tenha sido até aqui, é linda. Ela é rica! Assim como o Senhor entrou em Jericó para revolucionar a vida desse cobrador de impostos, Ele quer entrar na sua vida hoje para restaurar você. Quais são os problemas pelos quais você está passando? Quais sofrimentos você vive que o impedem de ver Jesus? Zaqueu não parou nos seus pecados, ele foi além. Qual é a multidão de coisas que você tem vivido que o proíbem de ver o Senhor?

A subida não é fácil, sair da multidão de coisas que nos impedem de vê-Lo também não o é. Mas Ele quer que você suba! Veja o Senhor que está passando. Encare os seus problemas, seja o que for que você tenha vivido até agora, não pare!

Para se encontrar com Jesus você precisa sair dos seus problemas. Não pare no limite, na dor, busque ver o Senhor nas situações da sua vida. É possível, sim, fazer escolhas diferentes. O que eu acho mais lindo em Deus é que Ele foi gente. Ele sofreu, foi humilhado, odiado... Jesus quis sofrer tudo isso para dizer para você que é possível dar um novo sentido à sua vida.

Deus existe e está cuidando de cada um de nós. Ele não o abandonou naquela dificuldade que você encontrou, Ele estava lá e ainda está aí do seu lado. É dos limitados e dos pobres a predileção de Deus. A sua história é uma história de salvação. Deus encontrou você um dia, deu-lhe vida e disse-lhe que você nasceu para dar certo.

Muitas respostas que nós damos hoje são consequências do passado. O que nós vivemos nos influencia no presente. Só que o que você faz com o seu passado pode ser mudado agora. Reinterpretar o seu passado pode ser feito agora. Em uma tragédia, você pode se desesperar ou descobrir onde estava Deus naquela situação. Você pode fazer a sua história diferente. Não pare nas situações da sua vida, vá além! Peça para o Senhor dar sentido e razão onde essas virtudes lhe faltaram um dia.

Diga: “Eu nasci para dar certo!” Você quer receber Jesus na sua casa? Então, acredite que o seu passado não determina você, ele apenas diz o que você é, mas não o que será. O seu presente quem decide é você.

Não pare no seu sofrimento, o seu futuro depende apenas de você! Hoje, se você escolher as respostas em Deus, tudo vai ser diferente. Descubra o Senhor nos pequenos detalhes da sua vida.


Adriano Gonçalves

adriano@geracaophn.com



sábado, 24 de julho de 2010

O Amor de sua vida... - Arnaldo Jabor


Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo a porta.
O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.
Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais.
Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.
Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.
Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível.
Honestos existem aos milhares, generosos têm às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó!
Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é! Pense nisso.
Pedir é a maneira mais eficaz de merecer. É a contingência maior de quem precisa. "



Arnaldo Jabor



ADESTRADOS NO AMOR - Pe Jonas Abib

Viemos do amor e vamos para o amor. Por isso, durante este tempo de vida aqui na terra, precisamos ser adestrados no amor. Assim como aprendemos a cantar, cantando; a nadar, nadando; a tocar violão, tocando; também se aprende a amar, amando.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo, que são o Deus amor, querem nos adestrar no amor. Os santos e os anjos intercedem por nós para que aprendamos a amar. Ao mesmo tempo, há muitos demônios que querem nos atrapalhar e impedir que nos amemos, principalmente no canteiro de obras, a nossa casa.
Amar é uma questão de decisão, e não de sentimento. Amar a Deus e aos outros é um ato de vontade: é uma decisão concreta. Se eu não cantar, não há canto. Se você não amar, não há amor.
Sabemos que todos nós precisamos do Espírito Santo para amar, porque ele é o amor. Precisamos do Espírito Santo para amar e continuar amando.
Deus nos pôs neste mundo para amar e implantar nesta terra a civilização do amor. E a civilização do amor acontecerá quando pusermos o amor em prática em nossa vida. Diante de tanto desamor do mundo, amar será nosso combate.


Deus o abençoe


Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

terça-feira, 20 de julho de 2010

amigo(a): PARA VOCÊ, COM CARINHO - VINICIUS DE MORAES


PARA VOCÊ, COM CARINHO - 20/julho DIA DO AMIGO



"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.

Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade
que tenho deles.

A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.

E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.

Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.

Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles.Eles não iriam acreditar.

Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.

Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.

E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.

Se todos eles morrerem, eu desabo!

Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.

E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.

Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer ...

Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e,principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os."


(Vinícius de Moraes)*

domingo, 18 de julho de 2010

SENTINDO SAUDADES... - Maine Virginia Carvalho

Saudade não se teoriza, se sente. É presença da ausência. Mas há saudade e saudade. Saudade cruel e saudade doce, boa. A saudade cruel é aquela do que está longe.
Do que vislumbramos, conhecemos até, mas não temos dentro de nós.
Essa dói, machuca, tira o sono, maltrata, rouba o riso, modifica o olhar, entristece.
Mas não é saudade, de fato, é falta. Falta do que, ou de quem não se têm. Falta é verbo que tem cheiro de vazio, é lacuna; saudade é substantivo que se transforma em advérbio de intensidade, intensidade do sentir. É sensação, é plenitude, é lembrança. E somos afortunados. Não há em outra língua verbete para traduzir esse sentimento.

Saudade boa, saudade, saudade, essa é doce. Dói? Dói sim, mas não é cruel,
é uma dorzinha boa de sentir, leve, que enche o peito, faz sonhar, sorrir, eleva o olhar para o passado, gera suspiros e é,como afirmei, presença da ausência. É presença do que, ou de quem, tivemos e teremos sempre dentro de nós.
Longe eu sinto saudades do céu de Brasília, porque ele está dentro de mim. Aqui em Brasília eu sinto saudades do mar de minha terra. Porque ele está dentro de mim.
Então é um sentir bom. E que pede música e que a música atrai.

Saudade é identificação da ausência.

E nada torna mais presente o que está ausente do que sentir saudades.

Saudade é vida. Só morremos quando esquecidos, quando não somos mais ausentes em ninguém e isso quer dizer que não existimos mais em nenhuma memória.

Saudade boa é consciência de algo ou alguém.

Não sentimos nunca saudades do que não nos emocionou, provocou sorrisos, prazer, amor, êxtase, sentimentos verdadeiramente bons.

E as músicas, os poemas, os textos, as canções, não servem para outra coisa senão para traduzir o que não conseguimos definir; para falar por nós, ratificar o que sentimos.

Então, se por acaso lhe vem à mente uma música antiga ou atual, brega ou moderna, ou se uma paisagem ou um céu estrelado ou uma imagem do passado ou de alguém, lhe surgir na mente; ou se um trecho de um poema, de um texto qualquer, lhe provocar um suspiro, e de repente você sentir saudades. Não se espante, nem se entristeça. Aproveite. Agora se alguém disser que sente saudades de você, comemore duplamente. Triste é não ter do que ou de quem sentir saudades. E mais triste ainda é não deixar saudades em ninguém.

(Maine Virginia Carvalho)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Não tema o NOVO - Adriano Zandoná - com Canção Nova


Permita que a vida lhe ensine


A vida é marcada por novidades. À medida que vivemos, deparamo-nos cotidianamente com inúmeras descobertas. Em determinados momentos, as novidades vividas são ruins, em outros, são boas, mas, querendo ou não, o “novo” sempre vem e mudanças sempre acontecem. Alguém que vai embora, um emprego que se perde, um amor que vai embora, a vida nos reserva muitas surpresas e, por intermédio delas, podemos sempre crescer.
Existem mudanças que podem ser positivas, outras até mesmo necessárias. Quando rompemos com o medo, assumindo, com humildade, a graça de não sermos sabedores do futuro, podemos ser extremamente formados pelo mistério, que, aos poucos, vai se revelando, desvelando nossa verdade e acrescentando àquilo que somos.
O “novo”, as mudanças, as perdas revelam aquilo que somos, pois, à medida que vamos reagindo diante de cada nova situação, vamos descobrindo novas áreas de nós mesmos, e podemos compreender um pouco mais quem somos nós. Não é pela ação que você conhece uma determinada pessoa, mas por suas reações, pois, as ações podem ser programadas e as reações sempre são naturais.
Cada tempo novo, cada situação nova na vida, é um momento privilegiado para se descobrir no melhor e no pior, nas fraquezas e nas virtudes. Não existe crescimento sem autoconhecimento. Por isso não podemos temer o “novo”, pois quando o vivemos bem, deixando as coisas acontecerem a seu tempo, crescemos significativamente na compreensão do mistério que somos nós.
Não fugir de si mesmo, e de algumas mudanças necessárias, é um caminho de cura e maturidade. Enfrentar-se, com humildade e paciência, diante das próprias limitações, significa preparar o caminho para a virtude.
A felicidade habita no coração que, aos poucos, se torna livre, natural e sem ilusões a respeito de si e da vida.
Não tema o “novo”, as mudanças, enfim, não tema se descobrir. Permita que a vida lhe ensine a se aceitar e amar aquilo que você realmente é, desprendendo-se de ilusões e de idealizações irreais.
Quando começamos a nos compreender, alcançamos a capacidade de transformar “invernos” em belíssimas “primaveras”. Faça essa experiência!


Adriano Zandoná

Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O diálogo nos alivia... - Pe . Fabio de Melo



Não é bom na vida quando temos alguém pra nos ouvir?
O diálogo nos alivia, por isso vamos aos terapeutas, a gente paga pra alguém nos ouvir, se a gente vivesse todos os dias o momento de jogar fora tudo que nos faz mal, seriamos mais felizes, realidades que nos machucam, as vezes a origem do problema está na nossa incapacidade de dividir o que nos afeta, e nós precisamos dividir, é preciso desabafar, chorar, chorar faz bem demais, as vezes um choro de meia hora resolve tudo, melhor lugar de chorar é embaixo do chuveiro, você precisa desabafar, chega de guardar tudo sozinho, você também tem problemas, não venda essa imagem de que esta pronto, sabe tudo, que esta sempre perfeito, todo soldado por mais corajoso que seja sempre tem o direito de chorar e dizer que tá com medo, desabafar faz bem, nem sempre na vida a gente ganha, o nobre é a gente saber perder, saber reconhecer que está precisando de ajuda, pra não ficar uma pessoa orgulhosa, montado no nosso orgulho, impossibilitando a chegada dos outros, então partilhe....



Padre Fábio de Melo (Direção Espiritual 20/05/2010)

A beleza da Amizade - por Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho


No conturbado mundo de hoje a ausência da verdadeira amizade é uma das causas de inúmeros males. É este laço sagrado que une os corações. Quirógrafo das almas nobres, é a afeição que fundamenta o lídimo amor, sendo este a própria amizade em maior intensidade.
Desde a mais remota Antiguidade o homem se interrogou sobre a essência da amizade. Filosofou sobre este aspecto da interação humana. Podemos dizer que a amizade é uma certa comunidade ou participação solidária de várias pessoas em atitudes, valores ou bens determinados. É uma disposição ativa e empenhadora da pessoa.
O valor da amizade foi revelado pela Bíblia: "O amigo fiel não tem preço" (Sl 6,15), pois "ele ama em todo o tempo" (Pv 17,17. "O amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, deparou um tesouro" (Eclo 6,14). "O amigo fiel é um bálsamo de vida e de imortalidade, e os que temem o Senhor acharão um tal amigo" (Eclo 6,16).
A função psicossocial da amizade é, assim, de rara repercussão. Ela é fator de progresso, pois o amigo autêntico aperfeiçoa e educa pela palavra e pelo exemplo; é penhor de segurança, uma vez que o amigo leal é remédio para todas as angústias, dado que a amizade é força espiritual. Entretanto, há condições para que floresça a amizade.
Pode-se dizer que são seus ingredientes: a sinceridade, a confiança, a disponibilidade, a tolerância, a compreensão e a fidelidade. Saint-Exupéry afirmou em sua obra "O Pequeno Príncipe": "És eternamente responsável por aquilo que cativas".
Na plenitude dos tempos Jesus apresentou-se como legítimo amigo. Ele declarou: "Já não vos chamo servos, mas amigos" (Jo 15,15) e havia dito: "Ninguém dá maior prova de amor do que aquele que entrega a vida pelos amigos" (Jo 15,13). Rodeou-se de pessoas, as quais se repletaram dos eflúvios de Sua bondade. Felizes os que O conheceram, como Lázaro, Marta, Maria, Seus amigos de Betânia; os Doze Apóstolos; Nicodemos; Zaqueu; Dimas, o bom ladrão; e tantos outros. É, porém, preciso levar a amizade a sério.
A Bíblia assegura que "O amigo fiel é medicina da vida e da imortalidade" (Eclo 6,16). Disse, porém, Santo Agostinho: "A suspeita é o veneno da amizade". Bem pensou, porque a amizade finda onde a desconfiança começa. O amigo é luz que guia, é âncora em mar revolto, é arrimo a toda hora. Esparge raios de sol de alegria, derramando torrentes de clarões divinos. Dulcifica o pesar. Tudo isso merece ser pensado e repensado. É essencial, todavia, meditar também sobre o ensinamento bíblico: "Quem teme a Deus terá bons amigos, porque estes serão semelhantes a Ele" (Eclo 6,17).

Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho*

*Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos


Fonte: Canção Nova



O passado não pode nos impedir de amar de novo - Marcio Mendes

 

Deus é aquele que abre os caminhos. O Senhor tem também Seus atalhos, Ele sabe como nos fazer recuperar o tempo que, por nossa culpa, perdemos. Ele tem sabedoria suficiente para fazer isso, pois é o Senhor do tempo. E nos diz nesta manhã: Eis o que diz aquele que abre os caminhos: “Não deveis ficar lembrando as coisas do passado” (Isaías 43, 18a).
O Senhor quer levar-nos por uma estrada de felicidade, de alegria perene e nos diz uma coisa importantíssima: “Não deveis ficar lembrando as coisas do passado”. É claro que a Palavra de Deus está se referindo às coisas ruins, difíceis, que feriram a nossa alma, nosso coração, e também àquelas que eram desvios e pecados e vícios que tínhamos e aos quais éramos apegados. Por isso, não é preciso ter saudade das coisas do passado.
O que é recordar? É trazer de novo ao coração. Quantas vezes nós não vivemos o presente, porque ficamos sempre trazendo as coisas passadas ao nosso coração. Quantas pessoas se tornaram infelizes porque se fecharam no seu passado.
O seu passado não pode ser uma prisão para você, o lugar em que você ficou trancafiado, um quarto escuro onde você se refugia. Quantas pessoas perderam a oportunidade de ser alegres e de viver porque fizeram de suas más lembranças e de suas dores o seu apego, ficaram escravizadas e, dessa forma, não conseguiram deixar para trás as coisas que não existem mais. O que passou, só existe na sua lembrança e o que passou não volta mais.
O nosso passado precisa ser uma força a nos impulsionar para frente. Precisamos olhar para trás e ver as coisas boas, o que nós aprendemos e colher sabedoria da nossa história e aprender com os erros cometidos para não mais repeti-los. E também aprender com os acertos do nosso passado para que possamos ser melhores hoje, mas jamais nos deixarmos amarrar pelas lembranças e, por isso, não avançar na vida. Chega de ficar parado!
Nós precisamos nos libertar daquilo que nos prende na nossa história, ela não pode ser para nós uma cadeia, porque depois dos erros que cometemos, a amargura é o pior mal. Porque uma pessoa triste é a tristeza em pessoa. Você não foi feito para a tristeza, esse mal não cai bem em você!
Precisamos lavar o nosso passado com o perdão; e lavar não é jogar fora. Mas é lavá-lo para seguirmos adiante. Nós não podemos deixar as paixões do passado nos impedirem de abrir o coração para o amor. Não adianta investir em um relacionamento se o nosso coração está fechado naquela experiência negativa. Está na hora de abrir o coração para o amor novamente e se abrir a um relacionamento que vai construir você. Mas não conseguiremos abrir o coração se não perdoarmos.
O único jeito de abrir o coração para um amor na nossa vida é lavando na misericórdia de Deus tudo o que nos aconteceu, perdoando aquela pessoa que entrou na nossa vida, aquela pessoa que amamos, com quem sonhamos um futuro, e que, de repente, partiu e nos deixou sozinhos com nossos sonhos.
Nós não podemos deixar que a traição nos deixe desconfiados de todos, não é porque uma pessoa nos traiu que todas vão fazer o mesmo. Agora quando somos traídos nós também aprendemos que o ser o humano é falho, aprendemos que a fidelidade precisa ser construída passo a passo e que ensinamos o outro a ser fiel sendo fiéis primeiro.
Agora vamos esperar o casamento para ensinar fidelidade? É para isso que existe namoro. É por isso que tantas pessoas estão colhendo frutos amargos dentro de um relacionamento infeliz, porque infelizmente não sabemos mais respeitar o tempo e os processos. O namoro é o tempo de plantar fidelidade.

Márcio Mendes


Comunidade Canção Nova

SER FELIZ É ... Augusto Cury

Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz, é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.

Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar "eu errei". É ter ousadia para dizer, "me perdoe" É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você". É ter capacidade de dizer "eu te amo".

Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz.
Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.
Que nos seus inversos você seja amigo da sabedoria.
E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo.
Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida.

E descobrirá que...

Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

JAMAIS DESISTA DE SI MESMO(A).

JAMAIS DESISTA DAS PESSOAS QUE VOCE AMA.

JAMAIS DESISTA DE SER FELIZ, POIS A VIDA É UM ESPETÁCULO IMPERDÍVEL.

E VOCE É UM SER HUMANO ESPECIAL".


Texto extraído do livro "Dez Leis Para Ser Feliz" de Augusto Cury

terça-feira, 13 de julho de 2010

Preparação: a alma do sucesso - Roberto Shinyashiki

Muita gente acha que garra, talento e dedicação são suficientes para fazer um projeto dar certo. Não são. O planejamento é essencial para o sucesso.
Você decidiu fazer vestibular para Medicina, preocupou-se bastante, mas estudou pouco e não passou. Isso não foi azar. O fato de não entrar na faculdade foi simplesmente um sinal de que ter um sonho não basta, é preciso se preparar adequadamente para conseguir realizá-lo.
Você estava com dificuldades financeiras, olhou para o lado e viu sua tia do interior comemorando a lucratividade da pizzaria dela. Pronto: decidiu montar uma pizzaria de um dia para o outro. Na ânsia de achar uma saída para os problemas que estava enfrentando, você tomou essa decisão precipitada e agora, além das dívidas que tinha quando começou têm outras novas do restaurante que abriu sem se ter preparado para administrá-lo. Mais uma vez iniciou um projeto sem a preparação adequada.
Você resolveu se casar repentinamente. Simplesmente, depois de uma briga, na euforia da reconciliação, os dois perceberam como eram apaixonados um pelo outro e decidiram comunicar às famílias e aos amigos que se casariam em breve. Depois da festa e da lua-de-mel, surge a constatação de que é preciso muito mais que paixão para que um casamento dê certo. Em meio à angústia, você percebe que o casamento foi mais um projeto em que você se envolveu sem estar preparado. O resultado: muita frustração e os dois saindo machucados.
Talento, vocação, amor e desejo não são suficientes para fazer um projeto dar certo. É preciso uma preparação adequada, do contrário, em lugar de realizar um sonho e alcançar uma meta, você arrumará muitos problemas.
Quanto maior é o seu sonho, maior tem de ser a sua preparação. Se você quiser ir à casa de um irmão que mora no mesmo bairro não precisará fazer grandes planos para a visita, mas se a Lua for o seu destino terá de se preparar minuciosamente para chegar lá.
A impulsividade é o passaporte do fracasso. Na próxima vez, prepare-se melhor, aproveite a lição da derrota. Não estou dizendo para desistir dos seus sonhos, e sim para você ter a disciplina e o cuidado de planejar a fim de criar a base ideal para que o seu sonho não se transforme em pesadelo.
A preparação adequada pode ser definitiva para atingir o sucesso!

Grande abraço,

Roberto Shinyashiki

Que mudança você quer hoje? - Leila Navarro

Todo mundo está sujeito a viver um mar de transformações na vida. Situações na vida profissional e pessoal que mudam e que nos levam à necessidade de se adaptar, se exercitar, se capacitar, encontrar um eixo para continuar fluindo. E, muitas vezes, enxergamos complicações porque simplesmente estamos acostumados com outra realidade. Aí parece que tudo muda, menos aquela sensação do que já vivemos até agora, parece que eu mudei de lugar, mas a minha realidade não mudou ainda.


Mas o que será que tem que mudar primeiro? O que está fora ou o que está dentro?

Pense nisso: quando você muda, você muda a realidade que está em sua volta.

Confie em você!

AUTOR: Leila Navarro

AMIZADE É..... por Mauricio de Souza

Este video mostra a melhor estória de Mauricio de Souza, sobre amizade. Vale a pena ver, com o coração.




Amigo: alguém que sabe tudo a teu respeito e gosta de ti assim mesmo!



Elbert Hubbard



Existirá algo mais agradável do que ter alguém com quem falar de tudo, como se estivéssemos falando conosco mesmos?

Cícero



As amizades reatadas requerem maiores cuidados que aquelas que nunca foram rompidas.

Le Rochefoucauld



O amigo novo é como um vinho novo. Deixe que envelheça um pouco. Então beba-o com deleite.



A amizade começa quando, estando juntas, duas pessoas podem permanecer em silêncio sem se sentir constrangidas.

Tyson Gentry


Quando teu amigo atravessa alguma aflição, não o aborreças perguntando-lhe o que podes fazer por ele. Pensa em algo apropriado e faze-o.

Ed. Howe


Um amigo verdadeiro não te visitará na prosperidade a menos que o convides; mas quando estás na adversidade, visitar-te-á sem ser convidado.


O que os homens chamam de amizade nada mais é do que uma aliança, uma conciliação de interesses recíprocos, uma troca de favores. Na realidade, é um sistema comercial, no qual o amor de si mesmo espera recolher alguma vantagem.


La Rochefoucauld


O homem benevolente deveria cultivar em si mesmo algumas imperfeições para manter seus amigos satisfeitos.


Benjamin Franklin


É mais fácil perdoar a um inimigo do que a um amigo.


Dorothea Deluzy


A amizade é um casamento entre almas, e esse casamento é sujeito ao divórcio.

Voltaire


Não creias que, rompida uma amizade, não tenhas mais deveres a cumprir. São os deveres mais difíceis, nos quais só a honradez te sustenta. Deves respeito à antiga amizade. Deves abster-se de tornar as brigas públicas e de falar delas, a não ser para justificar-se.

Anne-Therese Lambert, Tratado da Amizade


Para encontrar um amigo, devemos fechar um olho. Para conservá-lo, devemos fechar os dois.


Norman Douglas


A amizade mais profunda e dedicada pode ser ferida por uma pétala de rosa.

Chamford



As feridas do coração, como as do corpo, mesmo quando saram, deixam cicatrizes.

Saadi


Amigo é quem te socorre, não quem tem pena de ti.

Thomas Fuller


Raros são os homens dotados de bastante caráter para se regozijarem com os sucessos de um amigo sem uma sombra de inveja.

Ésquilo


O distintivo do amigo é ser amigo do amigo do seu amigo e inimigo do inimigo do seu amigo.

Ibn Al-Mukafa


É mais seguro reconciliar-te com um inimigo do que derrotá-lo. A derrota pode privá-lo de seu veneno; mas a reconciliação o privará de sua vontade de prejudicar.

Owen Feltcham


Nada aproxima tanto dois amigos um do outro quanto o fato de terem um inimigo comum.

Frankfort Moore



Em vez de amar teus inimigos, trata teus amigos um pouco melhor.

Ed Howe


Se nos fosse dado o poder mágico de ler na mente uns dos outros, o primeiro efeito seria sem dúvida, o fim de todas as amizades.

Bertrand Russel


Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas, dando-lhes sempre algum significado.


Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração.

Fernando Brant


A amizade é como dinheiro: mais fácil de conseguir do que de manter.


Samuel Butler



O amigo não é aquele que nos faz algum bem, mas aquele que está sempre, e em toda parte, junto conosco.



Amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada por meras coisas materiais. Deve ser guardada e conservada no coração.


Amizade é como música: duas cordas afinadas no mesmo tom vibram juntas.



O melhor meio de conservar amigos é nada lhes dever e nunca lhes emprestar dinheiro.

Paulo Koch


Se tens um só amigo verdadeiro, tens mais do que teu quinhão.

Thomas Fuller


Para cada virtude basta um homem; para a amizade, são precisos dois.


O melhor espelho é um velho amigo.

George Herbet


Amigo não é aquele que nos faz algum bem, mas aquele que está sempre e em toda parte junto conosco.



É difícil dizer quem nos faz mais mal: inimigos com as piores intenções ou amigos com as melhores.


E.R. Bulwer-Lytton



Talvez as melhores amizades sejam aquelas em que haja muita discussão, muita disputa, e mesmo assim muito afeto.


George Eliot

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Letra e video da música: FOI DEUS!!! Edson e Hudson...

Foi Deus
Que me entregou de presente você

Eu que sonhava um dia viver

Um grande amor assim

Foi Deus


Foi Deus

Numa oração que um dia eu pedi

Acorrentado em teus olhos me vi

Quando te vi pela primeira vez


Foi Deus

Que me entregou de presente você

No teu sorriso hoje eu quero viver

No teu abraço encontrei minha paz


Valeu

Ter esperado o tempo passar

Pra de uma vez meu amor entregar

E não sentir solidão nunca mais


Foi Deus

Numa oração que um dia eu pedi

Acorrentado em teus olhos me vi

Quando te vi pela primeira vez


Foi Deus

Que me entregou de presente você

No teu sorriso hoje eu quero viver

No teu abraço encontrei minha paz


Valeu

Ter esperado o tempo passar

Pra de uma vez meu amor entregar

E não sentir solidão nunca mais


Foi Deus

Que me entregou de presente você

No teu sorriso hoje eu quero viver

No teu abraço encontrei minha paz


Valeu

Ter esperado o tempo passar

Pra de uma vez meu amor entregar

E não sentir solidão nunca mais


Foi Deus

Edson e Hudson

domingo, 11 de julho de 2010

HOJE É TEMPO DE SER FELIZ! - Pe Fábio de Melo

A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...
Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.
Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!
Infelicidade, talvez seja o contrário.
O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!
Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.
Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...
Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.
Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...
Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...
Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...
Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam estragar o nosso referencial da verdade...
Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.
Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo.
Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.
Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.
Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...
A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem..."
Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.
Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.
Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu pra duvidar... (?)


Padre Fábio de Melo

POEMA DA PAZ - Madre Tereza de Calcutá

0 dia mais belo? Hoje

A coisa mais fácil? Equivocar-se

O obstáculo maior? 0 medo

0 erro maior? Abandonar-se

A raiz de todos os males? 0 egoísmo

A distração mais bela? 0 trabalho

A pior derrota? 0 desalento

Os melhores professores? As crianças

A primeira necessidade? Comunicar-se

0 que mais faz feliz? Ser útil aos demais

0 mistério maior? A morte

0 pior defeito? 0 mau humor

A coisa mais perigosa? A mentira

0 sentimento pior? 0 rancor

0 presente mais belo? 0 perdão,

0 mais imprescindível? 0 lar

A estrada mais rápida? 0 caminho correto

A sensação mais grata? A paz interior

0 resguardo mais eficaz? 0 sorriso

0 melhor remédio? 0 otimismo

A maior satisfação? 0 dever cumprido

A força mais potente do mundo? A fé

As pessoas mais necessárias? Os pais

A coisa mais bela de todas? 0 amor


AUTOR: Madre Tereza de Calcutá

sábado, 10 de julho de 2010

LENDA: UMA HISTORIA DE AMOR - autor desconhecido


Conta a lenda que uma jovem mariposa de corpo frágil e alma sensível voava ao sabor do vento certa tarde, quando viu uma estrela muito brilhante e se apaixonou.
Voltou imediatamente para casa, louca para contar à mãe que havia descoberto o que era o amor, mas a mãe lhe disse friamente:
- Que bobagem! as estrelas não foram feitas para que as mariposas possam voar em torno delas. Procure um poste ou um abajur e se apaixone por algo assim; para isso nós fomos criadas.

Decepcionada, a mariposa resolveu simplesmente ignorar o comentário da mãe e permitiu-se ficar de novo alegre com a sua descoberta e pensava: - Que maravilha poder sonhar!
Na noite seguinte, a estrela continuava no mesmo lugar, e ela decidiu que iria subir até o céu, voar em torno daquela luz radiante e demonstrar seu amor. Foi muito difícil ir além da altura com a qual estava acostumada, mas conseguiu subir alguns metros acima do seu vôo normal.
Entendeu que, se cada dia progredisse um pouquinho, iria terminar chegando à estrela, então armou-se de paciência e começou a tentar vencer a distância que a separava de seu amor.
Esperava com ansiedade que a noite descesse e, quando via os primeiros raios da estrela, batia ansiosamente suas asas em direção ao firmamento.
Sua mãe ficava cada vez mais furiosa e dizia:
- Estou muito decepcionada com a minha filha! todas as suas irmãs e primas já têm lindas queimaduras nas asas, provocadas por lâmpada! você devia deixar de lado esses sonhos inúteis e arranjar um amor que possa atingir.
A jovem mariposa, irritada porque ninguém respeitava o que sentia, resolveu sair de casa. Mas, no fundo __ como, aliás, sempre acontece __ ficou marcada pelas palavras da mãe e achou que ela tinha razão.
Por algum tempo, tentou esquecer a estrela, mas seu coração não conseguia esquecer a estrela e, depois de ver que a vida sem o seu verdadeiro amor não tinha sentido, resolveu retomar sua caminhada em direção ao céu.
Noite após noite, tentava voar o mais alto possível, mas, quando a manhã chegava, estava com o corpo gelado e a alma mergulhada na tristeza. Entretanto, à medida que ia ficando mais velha, passou a prestar atenção a tudo que via à sua volta.
Lá do alto podia enxergar as cidades cheias de luzes, onde provavelmente suas primas e irmãs já tinham encontrado um amor, mas, ao ver as montanhas, os oceanos e as nuvens que mudavam de forma a cada minuto, a mariposa começou a amar cada vez mais sua estrela, porque era ela quem a empurrava para ver um mundo tão rico e tão lindo.
Muito tempo depois resolveu voltar à sua casa e aí soube pelos vizinhos que sua mãe, suas irmãs e primas tinham morrido queimadas nas lâmpadas e nas chamas das velas, destruídas pelo amor que julgavam fácil.
A mariposa, embora jamais tenha conseguido chegar à sua estrela, viveu muitos anos ainda, descobrindo que, às vezes, os amores difíceis e impossíveis trazem muito mais alegrias e benefícios que aqueles amores fáceis e que estão ao alcance de nossas mãos.

(AUTOR DESCONHECIDO)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

ESPAÇO VEM SER FELIZ - Uma obra de Deus


O espaço vem ser feliz é uma instituição que cuida de pessoas excepcionais e com deficiências múltiplas.

"anjos cuidando de anjos"  - Esses anjos tem nome: Angelita, Cacilda, Debora e outros ... admiro muito essa obra e aprendo com eles... veja os videos e conheça um pouco o que é essa obra e VEM SER FELIZ!!!






quinta-feira, 8 de julho de 2010

Viver pra mim é Cristo - Pe Fabio de Melo


Viver pra mim é Cristo


Pe. Fábio de Melo

Senhor, preciso Te dizer que é impossível me esquecer
Que não estou só nesta batalha entre o bem e o mal
A cada nova experiência, eu Te glorifico mais
Te ter é a maior diferença em mim
Se os bons combates eu não combater
Minha coroa não conquistarei
Se minha carreira eu não completar
De que vale a minha fé tanto guardar
Se perseguido aqui eu não for
Sinceramente um cristão não sou
A Tua glória quero conhecer
Ver a experiência de sobreviver...


Viver pra mim é Cristo, morrer pra mim é ganho
Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar

Triunfarei sobre o mal, conquistarei troféus
Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar... até chegar ao céu

Se calarem o som da minha voz
Em silêncio estarei a orar
Se numa prisão me colocar
Eu vou Te adorar

Se minha família me trair
Eu vou sonhar com Deus
Viver seus planos isso é parte
De uma carreira de cristãos

terça-feira, 6 de julho de 2010

Ouse acreditar em coisas melhores - Pe Luiz Fernando Soares


Você está disposto(a) a acreditar que Deus quer e pode lhe trazer coisas melhores?

Deus não quer que você se arraste pela vida, apenas conseguindo sobreviver, que você tenha de “apertar o cinto” e consiga as coisas com muito esforço, tentando ganhar dinheiro suficiente apenas para pagar a comida, a moradia, o transporte ou que você seja infeliz no casamento. Não é preferência Dele que você viva em perpétuo sofrimento. Infelizmente, muitos pregam um Deus que não traz nenhuma boa nova.

Deus deseja que você tenha uma vida boa. Deus faz com que todas as coisas atuem em conjunto para o bem daqueles que o amam (conforme versículo 28). Ouse começar acreditar que Ele lhe trará um casamento melhor. Acreditar na abundância, em mais alegria, paz e felicidade. Deus deseja que tenhamos uma vida boa, repleta de amor, alegria, felicidade e realização. Isso não significa que a vida sempre será fácil, sem dificuldades e problemas, mas que poderá sempre ser boa. Jesus disse: “… eu vim para que as ovelhas (nós) tenham vida, a vida completa.” (Jo 10,10). O que isso pretende dizer senão que Deus quer nossa vida abençoada de coisas boas! Torne-se um(a) verdadeiro(a) crente na Palavra de Deus, sabendo que você se tornará e obterá aquilo em que acreditar.

1 - Não desista de acreditar: Deus disse a Abraão: “… Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros.” (Gênesis 12,2). Deus está dizendo a mesma coisa para você. Ele deseja abençoá-lo(a) com abundância, para que você possa ser uma bênção para outras pessoas. Talvez você tenha sofrido terríveis desapontamentos, coisas negativas inomináveis podem ter acontecido a ponto de você ter parado de acreditar que coisas boas venham a acontecer na sua vida. Você perdeu seus sonhos, está vagando pela vida, aceitando tudo que vier na sua direção, e, está tentando dizer a si mesmo: “Já vivo assim há muito tempo, nunca vou melhorar. Rezei, acreditei, fiz tudo que sei fazer, nada mudou. Nada funciona. É melhor desistir”.

Muitas pessoas no aconselhamento dizem o seguinte: “Padre, não quero alimentar as esperanças, já sofri muito no passado. Se eu não tiver mais esperanças e nada de bom acontecer, pelo menos não ficarei desapontado(a)”.

2 - Não desista de esperar: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” (Hebreus 11,1). Não alimentar esperanças contraria o que Deus deseja para você. Independente de quantos reveses você tenha sofrido, Deus ainda tem um grande plano para sua vida. Você precisa ter mais esperança, se não a tiver, não terá fé. Se não tiver fé, não poderá agradar a Deus e não verá o poder Dele revelado em sua vida. Mantenha acesa a esperança no coração! Nunca desista de seus sonhos!

3 - Deus o(a) recompensará em dobro pelas suas dificuldades: “A vergonha e a desgraça que vocês passaram eram duas vezes mais do que mereciam; mas agora vocês viverão no seu país, onde receberão o dobro de riquezas e serão felizes para sempre.” (Isaías 61,7). Se você mantiver a atitude correta, Deus eliminará todos os seus desapontamentos, sonhos despedaçados, mágoas e sofrimentos. Adicionará todas as dificuldades e tristezas, que lhe tenham sido infligidos, e o(a) recompensará, dando-lhe o dobro de paz, alegria, felicidade e sucesso. Tudo isso é certo, se você colocar sua confiança em Deus. Ele lhe recompensará em dobro por suas dificuldades.

Pe. Luiz Fernando Soares - Paróquia Espirito Santo - SJC/SP

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O que faz você feliz? - Leila Navarro


Este mês, resolvi falar de felicidade!

O que foi, está achando o tema filosófico demais? Pois é a busca da felicidade que motiva você a entrar nesse Portal, ora. Se pensarmos bem, o desejo de ser feliz é o que move todo ser humano. É para ser felizes que buscamos a prosperidade, o amor da nossa vida, a saúde e a beleza, o sucesso no trabalho, a harmonia em família e tudo o mais que podemos imaginar.

Apesar de filosófico, abstrato e subjetivo, o assunto “felicidade” é amplamente estudado pela ciência. Faça uma busca de artigos acadêmicos sobre o tema na internet e você achará pesquisadores das mais notáveis universidades – Harvard, Oxford, Sorbonne e por aí vai – dedicados a compreender o que faz o ser humano feliz. E não é tarefa fácil, já que aparentemente não há um padrão de circunstâncias ou fatores causadores de felicidade. O que os pesquisadores observam é que a felicidade independe de fatores externos como o país em que se vive, a condição financeira que se tem, o trabalho que se faz ou o lugar onde se mora. Independe até mesmo da existência de problemas.

Um desses estudos foi realizado pelo professor Mihaly Csikszentmihalyi, da Universidade de Chicago. Ele fez uma ampla pesquisa com pessoas que tiveram sérios incidentes na vida – como perder a visão, ficar paraplégicas ou com outra grave limitação física – e chegou a resultados surpreendentes. Muitos entrevistados disseram que a perda que sofreram foi a melhor coisa que lhes aconteceu, pois eles se viram diante do desafio de reaprender a fazer coisas básicas do dia-a-dia e reconquistar a autonomia perdida. Os entrevistados disseram que aprenderam a valorizar mais a vida, até nas pequenas coisas, e conquistaram um senso de auto-estima que jamais tiveram. Enfim, estavam felizes!

Isso dá o que pensar, não? Enquanto algumas pessoas acham que felicidade é um lugar no futuro, quando alcançarem a situação profissional que desejam, viverem o amor de seus sonhos ou tiverem isso e aquilo, outras são felizes porque desfrutam do que são e têm agora – ainda que isso pareça pouco para muitos de nós.

Tudo indica que o estado de felicidade está ligado a uma disposição interior para ter satisfação com o que fazemos, o relacionamento com as pessoas próximas, nosso dia-a-dia, nosso mundo.

E quanto a você: o que te faz feliz?

Será que sua idéia de felicidade é como o pote de ouro no final do arco-íris, uma coisa distante, que você nem sabe mesmo se existe?

Até que ponto você tem desfrutado das coisas que lhe proporcionam satisfação em sua vida, aqui e agora?

Se você está em busca da felicidade, procure-a no presente, e não no futuro. Valorize tudo o que produz em você um sentimento de satisfação.

Agora, se falta satisfação em sua vida, o que você está fazendo aí parada? Vá atrás dela! Vá em busca do que lhe satisfaz e você estará indo ao encontro da felicidade.

Só lhe digo uma coisa: você não deve satisfação a ninguém, só a si mesmo!

Por Leila Navarro, palestrante.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tempo de descanso, momento de crescimento! - Pe. Rinaldo de Rezende


É interessante pensarmos na sabedoria de Deus. Desde a criação, um dia por semana para parar… De tempos em tempos, um ano sabático, que carregava o mesmo sentido, o de descansar até a terra e os animais… (Cf. Gn 2,2; Lv 16, 31; 26,2; Dt 5, 12) É importante dar uma parada. Esta parada não significa paralisia e nem descompromisso. Mas pelo contrário, um período saudável para o corpo, a mente e o espírito. Este tempo do meio do ano é mais curto, coincide com dias frios, mas dá oportunidade para uma pequena parada, especialmente nos estudos. Então aproveitem! Tenham momentos de família, de lazer, também de preces e reflexão. Sejamos criativos no amor, naquele amor inspirado por Deus, que constrói o humano e forma a pessoa. Não deixemos silêncios de ausência tomarem conta de nossos lares e de nossa vida. As festas paroquiais e de cultura regional têm se tornado, cada vez mais, pontos de encontro das várias gerações e são também oportunidades de um descanso sadio. Aproveitem para estar juntos em casa e em comunidade. É bom conjugar o tempo livre com o que nos traz crescimento pessoal, cultural e social. Reúna os seus na festa da Vida! Transforme a vida numa Festa! Na verdade, a história de cada um de nós é uma mistura de luta e festa. Na luta, prepramo-nos para a festa, na festa, resgatamos forças para a luta. Isso tem sentido e dá sentido à nossa existência. Pois por aqui somos peregrinos e temos que aproveitar bem o tempo e os momentos que Deus nos concede. Seja na esperança e na busca, como na realização e na alegria, estamos com o Senhor e para Ele caminhamos. Desejo a todos os paroquianos um mês de julho abençoado, pleno de Deus, cheio de graça! No altar do Senhor, celebraremos no Pão da Vida as nossas lutas e, no Vinho da Salvação, as nossas festas! Bom tempo de lazer e descanso pra quem estará curtindo férias. Que julho se torne sinônimo de uma juventude sadia e bem vivida!

Padre Rinaldo Roberto de Rezende

Cura da Catedral de São Dimas, São José dos Campos-SP

Como a cultura organizacional afeta seu crescimento profissional

Como a cultura da empresa afeta seu crescimento profissional? "Cada empresa está baseada em um tipo de cultura organizacional e...