quinta-feira, 27 de maio de 2010

PEDAGOGIA DO AMOR - Gabriel Chalita - por Valeria Poletti

Valeria Poletti

Num tempo em que a aparencia vale mais do que a essencia e a competição impera nos relacionamentos, e imprescindivel falar com nossas criancas sobre companheirismo, amizade, amor. Num tempo em que a esperanca parece cada vez mais escassa, e fundamental reavivar nossa confianca em dias melhores. Num tempo em que os valores que devem nortear a vida em sociedade são progressivamente esquecidos, e um estimulo encontrar obras como A Pedagogia do Amor, de Gabriel Chalita, escritor e professor. Em seu livro, Chalita buscou mostrar aos pais e professores a contribuição das historias universais para a formação de valores da nova geração, tão carente de principios como respeito, solidariedade e idealismo. O autor tenta fazer isso de forma ludica, querendo, em um primeiro momento, resgatar no leitor adulto esses valores, para que, na sequencia, ele passe isso para seus alunos, seus filhos.
São dez historias da literatura universal escolhidas por Gabriel pela relevancia de seus ensinamentos. O autor diz que pretende resgatar  nos, adultos, a crianca que um dia ja existiu. Segundo ele, uma crianca que com o passar dos anos  e de todas as exigencias que vem no seu encalco , vai se tornando cada vez mais reclusa e esquecida dos valores nobres que dão a ela dignidade e fidelidade aos seus principios mais basicos: ser feliz e fazer o outro feliz.?
Para o escritor, as obras de arte tem como uma de suas caracteristicas a capacidade de romper a barreira do tempo e do espaco, preservando sua atualidade. Os grandes classicos da literatura, por exemplo, retratam em suas narrativas as grandes questões universais. Gabriel escolheu, entre esses textos mundialmente conhecidos, historias como a do Patinho Feio, da Cinderela, de Dom Quixote, de Hercules, e textos da Biblia, como Davi e o gigante Golias e a historia do rei Salomão.

O rei Salomão e o valor da sabedoria

Salomão foi filho de Davi, o grande rei de Israel. Apos sua morte, foi Salomão quem o sucedeu. A Biblia conta que, certa noite, Salomão teve um sonho. Sonhou que Deus dizia: Pede o que queres que Eu te de. Salomão, ainda jovem, com prudencia admiravel, pediu a Deus que lhe desse sabedoria para governar. Diz a Biblia que Deus agradou-se tanto do pedido que, alem de sabedoria, deu a Salomão tudo mais que um homem pode querer: poder, riqueza, inteligencia, gloria e muitos anos de vida para poder aproveitar tudo isso.
E bastante conhecida a historia que versa sobre a sabedoria de Salomão  a de duas prostitutas que vieram ate ele exigindo, ambas, a guarda de uma crianca. Uma delas disse que a outra havia dormido em cima de seu verdadeiro filho, matando-o sufocado. Ela então trocou as criancas enquanto a outra dormia com seu bebe saudavel. Entretanto as duas diziam ser a mãe do bebe. Salomão mandou que trouxessem uma espada para cortar ao meio a crianca viva e dar uma metade para cada mulher. A falsa mãe deu de ombros, mas a verdadeira desesperou-se. Salomão então deu o bebe a mulher que nutria verdadeiro amor pelo filho.
Saber é poderá, diz o dito popular. Isso faz com que pensemos a respeito da importancia da sabedoria em nossas vidas e de como ela pode abrir portas para as mais variadas conquistas. O saber e o instrumento que nos garantira uma vida mais digna e nos provera o bem-estar essencial para nossa felicidade. E e necessario muita dedicação para conquista-lo e para torna-lo nosso aliado nas batalhas do dia-a-dia.
Alias, o que sera que pediriam os mocos e as mocas de nossa geração se lhes fosse dada a mesma oportunidade oferecida ao rei Salomão? O que desejariam receber? O que considerariam mais importante na vida? Felizmente comecamos a ver jovens presentes em campanhas fraternas, trabalhos voluntarios, projetos voltados as comunidades carentes. Um indicio de sabedoria.
E nosso dever incentivar essa mudanca e prosseguir incutindo em nossas criancas e adolescentes lições e exemplos que contribuam a formação de seu carater para que possamos moldar seres humanos mais sabios, empreendedores e competentes. Seres que tragam em si a prudencia e a sensatez do rei.

O Patinho Feio e o valor do respeito

Quem não conhece a historia do Patinho Feio? Quem nunca sofreu ou ao menos se comoveu com sua trajetoria de sofrimento apenas por ser considerado feio e estranho aos seus? A riqueza da historia de Hans Christian Andersen reside na capacidade de nos tocar profundamente, de despertar em nos o sentimento de amor ao proximo, de solidariedade e de respeito as diferencas.
Na historia, como na vida real, o preconceito de cor, genero, credo ou classe social prescinde de logica e de racionalidade para se estabelecer. Não ha alegação plausivel, nem por parte dos intolerantes, a capacidade de refletir sobre a importancia do outro como peca fundamental no jogo social. Um jogo que necessita das relações de troca, de amizade e de aprendizado que vem da convivencia pacifica entre todos ? independentemente da origem ou da historia de cada um.
Seja em casa ou na escola, temos o dever de orientar nossas criancas para a aceitação do outro, para a compreensão de que condutas preconceituosas so colaboram para a degradação das relações e da sociedade com um todo. A mensagem de Andersen e clara: a despeito das experiencias dolorosas, temos de continuar acreditando em nós mesmos e tambem nos outros ? mesmo que, a principio, parecam tão diferentes. Temos de acorda para o fato de que todos podemos ser como cisnes belissimos, prontos para aproveitar a primavera e para viver uma vida pacifica e digna.

A responsabilidade é nossa

Diz Gabriel Chalita: Devemos estar conscientes da importancia de nosso papel e amparar, reerguer, reavivar os sentimentos, valores e atitudes que poderão renovar a confianca em dias melhores. Que essa consciencia seja uma realidade e um estimulo a voces, companheiros de jornada, colegas de cena neste teatro fabuloso que é a escola da vida.

Façamos com amor, sabedoria e respeito a nossa parte!
Para saber mais: Pedagogia do Amor, Gabriel Chalita. Editora Gente.

www.editoragente.com.br

Um comentário:

  1. Adoro artigos do Chalita, muito sábio em suas idéias, é sempre um novo aprendizado e esse livro é muito interessante porque visa resgatar a "criança interior" que existe em cada um de nós, para depois podermos educar o mundo, nossas criancas, filhos, etc...

    ResponderExcluir

Como a cultura organizacional afeta seu crescimento profissional

Como a cultura da empresa afeta seu crescimento profissional? "Cada empresa está baseada em um tipo de cultura organizacional e...