quinta-feira, 27 de maio de 2010

AMOR HUMANO, SINAL DO AMOR DE DEUS - Pe Rinaldo de Rezende

O amor humano é algo fascinante. É símbolo do amor de Deus e, por sua vez, o amor de Deus é modelo para todo amor humano. Dentre os amores humanos, o mais irresistível é o do casal. Tanto é que Deus usa deste amor para falar do seu amor para conosco. Chega a dizer, pelos profetas, que o amor Dele por nós chega ao ciúme.

O amor de um casal nasce do que chamamos de harmonia pré-estabelecida, daí chegarmos a falar até em almas gêmeas. Somos tomados por um afeto inesperado com relação ao (à) outro (a). Somos como que roubados pelo (a) outro (a), e tudo só passa a ter sentido se o (a) outro (a) estiver junto. No começo é um desconhecido que se torna hóspede e de hóspede passa a ser dono da casa. É o amor mais forte do que a morte!
Este amor dá sentido à nossa história. O ser humano é chamado à existência e, pelo amor, à coexistência, na doação de si. É isto que dá sentido à vida. Bom, pra algo tão importante é preciso se preparar. O matrimônio cristão envolve um para sempre. A união é pública, estável e indissolúvel. A graça de Deus vem em socorro do casal, pelo sacramento do Matrimônio, para que sejam fiéis às promessas feitas e compromissos assumidos. O que chamamos de Encontro de Noivos na Igreja, visa suprir qualquer deficiência nesta preparação para a vida conjugal e familiar. A preparação em si deve vir desde o berço, o momento com os noivos deveria ser só o coroamento de um caminho já feito. No encontro procuramos interpretar o amor do casal como sinal do amor de Deus, a importância da família para a transformação da sociedade e edificação da comunidade Igreja, o responsável planejamento familiar, os desafios que serão enfrentados, enfim, uma série de temas que chega até a celebração religiosa. Uma experiência que vale a pena.
Num mundo marcadamente individualista e egoísta, o casal é o caminho do humano e o caminho do humano é a comunhão. Todas as promessas e compromissos daquele dia único e marcado pelo Eterno convidam à comunhão de vida. O compromisso é selado por um Deus que conhece as fraquezas do humano e o socorre com sua graça. O amor é para sempre ou não é amor. Não é possível alguém dizer “eu te amo até daqui a pouco”. Amor não tem prazo de validade, se apresenta algum prazo, repito não é amor, vai ser apenas um compromisso momentâneo pra realizar a satisfação de um ou outro.
O saudoso João Paulo II dizia: “O futuro da humanidade passa pela família e por sua adequada preparação”. Na prática, nós sabemos disso e experimentamos na pele seus efeitos. Deus abençoe aos noivos que tiverem este artigo em suas mãos. Que este momento marcado pelo céu coroe o amor de vocês com o Amor-Doação-Comunhão do Deus que nos criou à sua imagem, segundo a sua semelhança!

Pe.Rinaldo Roberto de Rezende

Cura da Catedral de São Dimas

Um comentário:

  1. Esse é um pessoa iluminada, realmente uma grande bençao. Se os casais tivessem essa visao do AMOR como ele coloca, o mundo seria muito mais bonito...adoro suas palavras

    ResponderExcluir

Como a cultura organizacional afeta seu crescimento profissional

Como a cultura da empresa afeta seu crescimento profissional? "Cada empresa está baseada em um tipo de cultura organizacional e...